segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Freud Explica...

detesto Freud....

mas que ele sabia uma coisa ou outra, sabia...

Para escrever este post li bastante sobre Freud e as suas teorias. A principio ia apenas relacionar-me com o post anterior, mas....

Freud escreveu um livro chamado "Ego e Mecanismos de Defesa". Nele, analisa o balanço psiquico da mente e os mecanismos que mantêm esse equilibrio. O mais comum desses mecanismos é humor. Reparem na reacção da plateia do cinema durante um filme de terror. Contem quantos se riem depois do susto.

Na minha opinião, Freud realmente explica os comportamentos de Nicky Crane e Larry Craig.

Compensação, idealização, projecção, isolamento, divisionamento...

Fiquei mais interessado quando percebi que eu também "sofro" de alguns destes mecanismos activamente. Mais ainda quando percebi que toda a gente a minha volta também "sofre". "Erros" de formação do super-ego...

E dei por mim a pensar. Se as minhas má-formações da psique me trouxeram problemas, ansiedade, frustração....então imagino o que farão a alguem que tem uma agravante como a homossexualidade. Não justifica as acções de ninguém mas pelo menos agora começo a perceber de onde vêm essas acções.

Lembrei-me também que não se deve julgar ninguém porque não somos omniscientes. Sem históricos sociais, familiares e psicológicos, quem somos nós para julgar outra pessoa?

Sem comentários:

Enviar um comentário