quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Macacos

Peço desculpa pelo atraso mas o tema é-me particularmente "coiso" e quis ter a certeza do que ia dizer.

Pois bem. Cá estamos...

Deus.

Durante anos discuto com amigos este tema, sem chegar a lado nenhum e desta vez não vai ser excepção.

Mas achei que era um tema digno de ser discutido. Porém decidi dar-lhe um ângulo que não costumo dar: vou defender a sua existência. Até certo ponto.

Um amigo disse-me um dia que se Deus não existisse então a música não passava de barulho, pintura de borrões e poesia de palavras. Na verdade, depois de pensar muito sobre isso, rendi-me à evidência.

Continuo sem acreditar num ser superior mas, hoje, prefiro não antagonizar essa ideia.Isto porque se existe um ser superior nós estamos a milhares de milhões de gerações de começar a perceber como funciona. Isto porque os deuses que nos são apresentados hoje em dia são uma falácia absurda e pura masturbação do intelecto humano. "Criado à imagem e semelhança de Deus." Estão a brincar comigo, ou quê?Criado à imagem e semelhança do chimpazé está muito mais correcto.

Mas pronto, suponho que seja a natureza humana que nos leva a procurar um "ser" superior que nos ampare. No meu caso sempre foi a evolução darwinista e, recentemente, o destino. Mas isso fica para um proximo post.

Como estava a dizer. Esta força superior dá sentido ao que fazemos e nós não abdicamos desse sentido tão inerente às nossas vidas.Aconselho a lerem Santo Anselmo que, no seu livro "Proslogion", provou através de argumentos ontológicos a existência de "Deus".

Santo anselmo dizia que tudo que existe tem uma grandeza interior que lhe é atribuída; um valor que torna essa coisa maior ou menor do que outra. Essa escala rege-se por extremos e no extremo mais elevado tem de estar o que Santo Anselmo se refere como "aquilo que nada maior pode ser concebido". Para um cristão, e para a maior parte das pessoas, isso é Deus. O que de maior pode ser concebido.

E agora vem a parte complicada porque isso é um fundamento no intelecto. Deus é a maior coisa imaginável mas não sai do pensamento humano. Santo Anselmo contradiz essa ideia dizendo que Deus existe porque a sua existência é maior do que a imaginação da sua existência, logo, tem de ser real.

Claro que já inúmeros filósofos contra-argumentaram esta teoria mas, infelizmente, não estou familiarizado com as suas teorias.

Enfim, deviamos deixar de pensar demais sobre a existência divina. Se acreditar em Deus faz com que uma velhinha recupere de um cancro em Trás-os-montes ou se não acreditar promove a igualdade entre todos sob a laicização do estado, então para quê discutirem uns com os outros?

"live and let die"....

Já agora fica aqui um video que achei bastante interessante...

Sem comentários:

Enviar um comentário